sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Especialização: Mãe!

Olá pessoal,

Esta semana estou me dedicando a finalização do meu TCC sobre o TDAH, em breve farei vários post sobre minhas pesquisas aqui, mas o que me ocorreu esta semana e que não tem a ver somente com TDAH é sobre como os pais são pais. confuso??? Explico.......

Normalmente quando alguém vira pai ou mãe passa a ter uma nova identidade agregada as demais, sim porque temos várias, esposa, namorado, profissional, amigo, tia etc......Cada uma dessas identidades se utiliza de comportamentos, características e ate conhecimentos específicos.

A partir disso comecei a pensar Engenheiro faz cursos, professores devem fazer vários, médico faz cursos, cabeleireiro faz cursos, todos profissionais tem de se especializar para fazer bem o seu oficio correto??? E os pais???? aprendem de que forma a serem pais? 

Pais precisam ter muitos conhecimentos, precisam entender de muitassssssssss coisas e precisam entender muito de desenvolvimento humano. Eu pelo menos penso que deveríamos.

Ser pais é se responsabilizar por educar e desenvolver desde os primeiros minutos uma vida, é ser responsável por todo desenvolvimento de um novo ser.

Todos os pais merecem poder ter conhecimentos para serem mais seguros e preparados, para esta tão importante função.Porque ela é muitoooooo importante. 90% dos atendimentos que realizo com adultos hoje, são para resolver problemas gerados na infância e em nenhum momento estou "crucificando" os pais, porque não é uma questão de culpa, eles fazem o melhor que acreditam e sabem.

A questão é essa, a maioria não sabe!!!!!


Aprendemos a ser mãe e pai com nossas mães e pais e mais um pouquinho com os outros mães e pais com quem convivemos. E como reproduzimos o que aprendemos quando somos pais?

 De 2 formas, a primeira é repetindo o que os nossos pais faziam conosco e a segunda é fazendo diferente do que eles faziam, bem simples. Aquilo de que gostamos e faz sentido repetimos exatamente como nossos pais faziam, com alguns ajustes em função das mudanças culturais e tecnológicas, aquilo que nosso pais faziam e dizíamos, nunca farei isso com meu filho, o que consideramos errado, simplesmente fazemos diferente. Ou seja, não existe, na maioria dos casos nenhuma regra especifica, vamos fazendo e vendo o que dá, claro fazendo o melhor que pudermos pois queremos o melhor para nossos filhos, não há dúvidas. Mas nem sempre sabemos "Fazer" isso.

Resultado de imagem para treinador de pais
Mas ai, temos hoje uma sociedade com muitos problemas na infância, transtornos de conduta transtornos psicológicos, dificuldades emocionais, dificuldades de aprendizagem, transtornos de atenção e tantos outros que ainda pioram muito a situação.

Então hoje atendo também as crianças, auxiliando estas a aprender a ter controle emocional, a lidar com frustrações etc e percebo claramente que muitos pais estão desesperados, eles simplesmente não sabem o que fazer! Alguns leem uma coisa aqui e outra lá, mas as vezes só serve para deixa-los mais confusos.

Por isso decidi, como missão de vida, pesquisar e ajudar os pais a sentirem-se mais seguros nesta importante missão. Porque eu sei bem como é se sentir sozinho, frustrado e culpado, senti por algum tempo tudo isso quando o Nich nasceu prematuro e eu não tinha idéia do que fazer e depois ele foi crescendo e eu ainda me sentia assim, até que eu encontrei meu caminho como mãe e a partir de agora quero ajudar outros pais a encontrar seus caminhos como os pais que desejam ser.

Por isso convido a você que esta nesta missão, de me acompanhar aqui no blog ou na pagina do face, pois estou criando um processo de coaching para pais, não se preocupe ele sera disponibilizado todo aqui, gratuitamente, basta que você dedique algum tempo para ler os posts e depois praticar é claro! Além disso, conto com a sua participação, comentando e partilhando experiências, pois só assim poderemos realizar um trabalho efetivo.

Acredito que mudando a educação das crianças podemos mudar o mundo e sonho em morar num país digno onde todos possamos nos orgulhar, por isso decidi começar com essa ajudinha, tenho certeza que juntos podemos melhorar muito o desenvolvimento de nosso filhos e assim o dos filhos deles e assim por diante.

Vem comigo! 

Resultado de imagem para pais e filhos brincando

Nenhum comentário:

Postar um comentário