quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ainda sinto culpa

Olá, tudo bem?


Hoje fui deixar o Nich na escolinha que ele frequenta ha quase 3 anos e quando chegávamos ele dizia, mamãe você pode ficar comigo la??? Eu como boa master em PNL, fiquei tentando ressignificar o fato dele ter de ficar na escola ate chegarmos la. Hum preciso treinar mais.......

Subimos para a salinha dele e começou mais uma vez a sessão, não quero ficar sozinho, fica comigo por favor, por uns 15 minutos conversei, expliquei e com toda calma do mundo, tentei convence-lo de que seria bom ficar ali. Mas será mesmo????

Foi ai que me perguntei, se fosse eu, será que ia querer ficar ali? nunca fiquei, não precisei, fui pra escola com quase 6 anos, não tive problemas de adaptação, até porque quando era criança eu era bem adaptável, mas me lembro de algumas vezes em que fugia para o banheiro que tinha no fundo da sala e chupava meu bico que levava, escondido é claro, na mochila, mas já era grandinha e dei um jeito de aprender a me virar. Não frequentei escolinhas, muitos dos meus colegas também não, na nossa época algumas mães ainda ficavam em casa e isso era muito normal. brincávamos com os vizinhos e na rua e nunca ficamos sem interação.

Claro que acredito que as crianças devem conviver com outros seres da mesma idade, para que possam aprender a conviver e se relacionar e hoje brincar na rua, não é uma pratica tão segura. Mas confesso que nem sempre acordo com toda motivação do mundo, mesmo hoje fazendo apenas coisas que eu escolhi e gosto. As vezes estamos com vontade de ficar em casa, no nosso canto, com as nossas coisas e acredito que nossos filhos também tem destes dias.

Resultado de imagem para suplica
O fato é, que aquele olhar de suplica trás sentimentos múltiplos dentro de mim, queria poder dizer, vamos voltar pra casa hoje, vamos comer pipoca e tomar chá a tarde toda, mas escolhi ser mãe e profissional, conviver com esses sentimentos de culpa, de estar deixando ele lá sofrendo e que eu sou responsável por isso faz parte. Penso que toda mãe que trabalha em algum momento sente o mesmo.

Esta semana estava lendo sobre a lei de cotas para mulheres, me peguei pensando, porque as mulheres precisam de cotas para cargos políticos ou de liderança, porque ainda as mulheres tem um numero tão inferior aos homens em cargos de liderança? Sinceramente acredito, que um bom percentual da resposta a estas perguntas esta no fato de o quanto a mulher esta preparada para lidar com a culpa e a cobrança da maternidade. Algumas hoje, decidem não ter filhos, outras decidem trabalhar mas ate determinada função, pois acima daquilo entra a sua identidade materna.

Concluo eu, que um modelo perfeito seria as mulheres poderem trabalhar próximas aos seus filhos, claro que sei todas as demandas de uma escolha dessas, mas imaginem, você CEO de uma empresa, resolvendo problemas e espiando seu filho que esta brincando e aprendendo em uma outra área da sua empresa, daqui a pouco surge um problemão daqueles em que você toma um suador para resolver, como recompensa vai ate o seu filho e espia na janela ele tirando um cochilo e volta renovada para muitos outros problemas. Tenho absoluta certeza que, se isto fosse uma pratica mais comum, o percentual de mulheres em cargos de liderança seria infinitamente maior.

Enquanto isto não ocorre, precisamos de cotas! Enquanto isto não ocorre, seguimos culpadas por ter de deixar nossos pequenos tesouros, com seus olhinhos de suplica nas escolinhas. Mas somos responsáveis por nossas escolhas, então seguimos em frente, tentando equilibrar todos os papeis que nos cabem da melhor forma possível.

Mas ainda me sentindo culpada............


E você como encara o fato de trabalhar e a maternidade? Comenta ai pra gente.......

Beijos e ate mais..... hora de deixar o Nich na escola, fui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário