quarta-feira, 8 de julho de 2015

Porque ele não me escuta?

Ola, tudo bem com você?

Resultado de imagem para ouvir bem

Não sei porque as vezes tenho a impressão de que o Nich não me ouve. Você já teve esta sensação? 

Uma vez uma amiga me disse que, criança quando aprendia a andar perdia a audição, na época ainda não tinha filhos, mas esta fala dela nunca saiu da minha cabeça.

Resolvi ir pesquisar e trouxe algumas informações para dividir com você.

A primeira coisa que me dei conta, foi que, as crianças ainda estão aprendendo o significado das palavras e na maioria das vezes os adultos (inclusive eu) falam como se estivessem falando com outro adulto. Ou seja, alem de a criança ter de fazer um esforço maior que o adulto para assimilar as palavras faladas ainda tem de compreender o significado do conjunto destas palavras. Alem disso, existe um mundo de coisas muito mais interessantes que o blablablabla que as vezes os pais estão declamando. Por isso, primeira coisa comece a escutar o que você diz, você ficaria prestando atenção em você mesmo?

Confesso que fiz o teste comigo e resolvi melhorar a minha fala. Resultado de imagem para ouvir bem


Preparei algumas dicas para ajudar ao seu filho a criar o habito da escuta.

1. Experimente ler para ele, a leitura cria o habito da escuta ativa.

2. Fale no nível dele, não só com palavras mais claras, mas também sem tantas explicações, diga o que quer sem rodeios e fale próximo a altura dele.

3. Façam refeições em família. Parece bobagem, mas estas reuniões familiares regulares, estimulam a criança a conviver e ouvir.

4. Dê avisos prévios, Se vocês foram sair, vá avisando com antecedência, sempre de forma clara, que daqui a pouco vocês irão sair, assim, você dá tempo a ele para ir encerrando as atividades que fazia.

5. De 1 instrução por vez. Por exemplo, se você quer que ele arrume o quarto, de instruções especificas, como: guarde seus livros, coloque seus calcados no armário, e assim uma instrução por vez até completar a arrumação total.

6. Motive, elogie, agradeça. É importante que as crianças ouçam também coisas positivas, não só ordens e reclamações.

7. Dê bons exemplos. É fundamental que você ouça seu filho quando ele quiser falar, assim ele se sentira uma parte importante do processo de fala e escuta.


Eu sei bem que as vezes pode parecer difícil, mas o melhor que temos a fazer é prestar atenção em nós mesmos, como estamos reagindo e nos sentindo, quando estamos realmente presentes e interessados neles as coisas fluem. O principal, não se desespere, perceba como as coisas estão e aos poucos vá mudando os comportamentos, com certeza você você terá grandes progressos.


Espero que tenha gostado, deixa ai suas duvidas para compartilharmos.

Abraços a até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário