terça-feira, 14 de julho de 2015

O que seu filho vai ser quando crescer?


 Ola, tudo bem?

Resultado de imagem para crescerQuantos pais já não se perguntaram isso em diversas fases da vida de seu filho, mas a questão principal é, o que estou fazendo para o meu filho SER alguém quando crescer?

Tenho acompanhado nos processos de coaching com meus clientes o impacto que os pais, tem na projeção de futuro dos filhos, adultos que hoje chegam cheios de medo, ansiedades, culpas e autojulgamentos desnecessários que não os levam a serem melhores, ao contrário, os limitam e bloqueiam. Hoje temos diversos recursos para romper estas barreiras e libertar as pessoas do seu passado e de suas crenças limitantes, no entanto, a maioria das pessoas passa a vida sofrendo, pois não conseguem se quer, dar-se conta destes bloqueios.

Aí, pergunto a você, o que você tem realmente feito pelo futuro do seu filho ou até mesmo pelo seu. Vejo pais dizendo, eu pago a melhor escola, me mato trabalhando para que ele faça todos os cursos possíveis, isto tudo é muito bom, mas infelizmente não é suficiente, a escola é apenas mais um recurso de desenvolvimento para a criança, mas a responsabilidade principal de educar é dos pais.

A intenção normalmente é boa, as pessoas acreditam que estão fazendo o melhor, quando um pai cobra que seu filho estude e tenha boas notas é sinal de que ele esta preocupado com aquela criança e seu futuro, a questão aqui é, como ele faz isso, ou qual o foco desta cobrança. Por exemplo, se estudando com meu filho eu grito, cobro e nesta hora a criança fica tensa, preocupada, com medo de errar, a probabilidade dela repetir este estado no momento que estiver fazendo uma prova ou um teste é enorme. E qual a chance dela ir bem, se ela estiver sentindo tudo isso? Qual o sentimento dela em relação a estudar? O que ela passará a pensar da suas capacidades de aprendizagem?

Resultado de imagem para aprender e ensinarDa mesma forma pais SUPER protetores, passam a mensagem para a criança de que o mundo é um lugar perigoso, ou que ela não esta preparada para viver neste mundo, ou que ela é fraca, gerando medos, inseguranças  e até mesmo fobias. Obviamente, todo pai busca segurança para seus filhos, a questão novamente é a forma como fazemos isso. IMAGINE, uma criança que foi criada numa “redoma” sem poder fazer nada sozinha, cheia de inseguranças e medos. Você acredita que esta criança algum dia terá condições de ser uma líder nata. Muito pouco provável, claro que, a partir de um determinado momento, toda pessoa pode começar a trabalhar estas questões e se assim desejar, mudar estes comportamentos, mas perceba que o sofrimento até este dia poderá ser enorme.
O ponto principal é dar se conta de como comunicamos e que impactos estamos gerando nos nossos filhos, problemas de relacionamento, dificuldades de aprendizagem ou coisas do tipo, podem ser sinais de alerta para que tomemos consciência da nossa forma de agir.

No entanto, se você estiver presente, ouvindo e realmente vendo o que esta acontecendo, poderá dar-se conta rapidamente dos resultados que esta obtendo e ir testando novas possibilidades, pois não existe uma receita especifica, cada criança reage a sua maneira, temos que nos conectar com a essência de nossos filhos e ir aprendendo a ser pais junto com o crescimento deles.

Resultado de imagem para aprender e ensinarEsta é sua verdadeira missão, estar presente, aprender junto e dar exemplo, que é muito mais poderoso do que qualquer curso. Converse com seus filhos, converse com você mesmo, valorize o que você tem, este é o maior sinal de respeito e amor que existe, sua presença é o que você pode oferecer para garantir um futuro melhor para seus filhos.

Samanta Schonardie
Coaching Generativa e neuropsicopedagoga
Atendimento: Rua Anápio Gomes, 1854 – Centro - Gravataí


Nenhum comentário:

Postar um comentário